Um dos momentos mais importantes para nós é a escolha de trilha sonora para as edições de clipe. Por definição, o clipe deve ter imagens extras e uma música jamais utilizada anteriormente. Cada clipe deve ser único. A gente passa mal buscando a faixa capaz de representar fielmente o clima do casamento.

Enquanto o editor assiste às imagens na busca do clima – vai se familiarizando com o casal etc.-, um relatório dos acontecimentos escrito pelo diretor de gravação já está em uma pasta do computador. O primeiro passo é o editor perceber o clima do grande dia.

Mas e aí, que música utilizar? Que artista? Aí começa o brainstorm. O editor determina qual será a toada do vídeo, mas recebe sugestão musical de todos. Mesmo sem querer, nossos colaboradores são PHD em trilha sonora.
Os motivos dessa boa sacada para música são vários: (a) Porque gostam muito de cinema, (b) porque gastam tempo semanal pesquisando na net, (c) são muito atentos quando ouvem uma melodia bacana, indo perguntar na fonte dessa melodia quem é o cantor, (d) tocam algum instrumento.

Acertar a faixa é também uma arte. Em tempos de internet, opção de música é o que não falta. A avalanche de sons reflete diretamente no trabalho. Mais opções, mais testes. Lembro até hoje como foi difícil encontrar a faixa do clipe para o casamento da Maria Flávia e Tarcísio.

O trabalho foi editado em dezembro, um mês muito peculiar por conta do final de ano. Antes do Natal era o prazo de entrega do vídeo. Fizemos mais de trinta testes de música e nada. As faixas eram boas mas não completavam no esquema yin-yang com a linda atmosfera da celebração.

Aos 45 minutos do segundo tempo, com Papai Noel quase descendo a chaminé, eis que um dos editores vem com essa pérola doce que caiu como um manto em toda ternura do casamento. Nossa percepção era como se não houvesse outra música senão aquela para o clipe.

Recentemente, o casal Carol e Carlos foi contemplado com uma das mais bonitas faixas usadas na 4GP. Mas o rumo dos acontecimentos foi inverso: a música já estava guardada para ser usada em algum clipe. Fazemos uma lista de canções que qualquer um pode preencher a qualquer hora do dia. Essas faixas são nobres e são arquivadas para futuras edições.

Tanto sacrifício para encontrar as melhores faixas tem um grande benefício. Os vídeos da 4GP publicados em outros sites comumente têm comentários elogiando também a trilha sonora. Adoramos ler esses comentários! Porque sabemos como é difícil a arte de escolher uma boa música.

Anúncios